VISAC encerra atividades da SIPAT com duas simulações de acidentes

18/07/2025

VISAC encerra atividades da SIPAT com duas simulações de acidentes

A VISAC (Viação Santa Clara), operadora do transporte público de Foz do Iguaçu, encerrou nessa sexta-feira (18) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho SIPAT) com duas simulações de acidentes incluindo resgate de vítimas.

O objetivo foi avaliar o comportamento e tempo de resposta da equipe de Brigadistas diante de uma situação de emergência, seguindo o objetivo da SIPAT de promover a segurança e saúde dos trabalhadores, conscientizando-os sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Atropelamento

O primeiro simulado treinou a equipe com o auxílio do Corpo de Bombeiros um atendimento à uma colisão envolvendo um ônibus e uma bicicleta, causando duas vítimas: um passageiro e o ciclista.

Após serem notificados do acidente, acionaram os bombeiros que, prontamente, chegaram até o local para auxiliar no resgate da vítima atropelada. Enquanto, aguardavam os militares, os Brigadistas realizaram o atendimento pré-hospitalar ao passageiro.

Durante o procedimento, os bombeiros utilizaram e demonstraram técnicas de extricação de vítimas, que é a remoção segura e rápida de pessoas presas em situações de emergência, como acidentes veiculares, priorizando a segurança da vítima e dos socorristas, como uso de equipamentos e procedimentos específicos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os Brigadistas bem treinados tendem a ser um fator importantíssimo para o trabalho dos militares para realizar o primeiro atendimento até a chegada dos militares.

Incêndio

O segundo foi o simulado de princípio de incêndio no depósito da empresa, também envolvendo uma vítima. Logo após o alarme de incêndio ser acionado, a equipe de Brigadistas auxiliou na evacuação do prédio, conduzindo todos os colaboradores para dois pontos de encontro no pátio, e seguiu para a retirada da vítima. Na sequência apagou o foco de incêndio.

A SIPAT

Ambas as atividades fizeram parte das atividades da SIPAT que começou na segunda-feira (14) com palestras e atividades práticas sobre cuidados e prevenção de acidentes, tanto relacionados ao dia a dia no transporte público como também envolvendo toda a população.

Entre elas, a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), direção defensiva, saúde mental, comunicação não violenta, produtividade e felicidade, educação financeira, primeiros socorros, atendimento a pessoas portadoras de deficiências, ergnonmia e ginastica laboral.

O técnico de Formação Pedagógica do SEST/SENAT parabenizou a iniciativa da VISAC. “Poucas empresas levam tão a sério a realização de uma SIPAT. É preciso capacitar os colaboradores periodicamente”.

Mais informações em https://www.instagram.com/visac_foz/

 

 

 

 

 

Voltar